sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vivendo a Paixão




Hojé é um dia histórico. Sexta - Feira, 2 de Outubro de 2009. O dia em que o Rio de Janeiro foi anunciado como sede das Olimpíadas de 2016. A primeira cidade brasileira a sediar o maior evento esportivo do mundo. Mas confesso a vocês que eu não estava dando a mínima para essa possibilidade, o que é estranho. Primeiramente porque eu sou um carioca típico, daqueles que gosta de passar feriados na cidade mesmo com a praia cheia de frango assado e blondor. Segundo, porque todo blogueiro que se preze deve estar antenado com qualquer tipo de Hype. E o Hype do momento no Rio não poderia ser outro. Orkut, Facebook, Twitter e mais mil ferramentas de Web 2.0, todas dominadas pela possibilidade que se confirmou hoje. Mas por que então eu não estava ligando para tal evento? Por um sentimento que se desenvolveu em mim desde que eu me dou por gente. Aquele sentimento que as coisas não dão certo por aqui. Então eu não me informei, não me engajei, simplesmente achei que alguma coisa ia acabar dando errado. "Ah, é no Rio né, alguma M vai dar", era o pensamento que ecoava em minha cabeça. Sabe quando você é mais novo e acha que ser meio do contra é tirar onda? No entanto, hoje isso mudou. E não foi logo de cara.


Acordei, tarde como sempre, tomei meu café com a maior calma do mundo, li o jornal, o Rio Show, a parte de Esportes e ignorei o caderno do comitê olímpico. E fui malhar, como sempre faço após o desjejum. Eis que algo estranho começou a acontecer. Estava andando em direção a academia, nas ruas do Leblon, que usualmente já estão em festa, mas logo percebi que hoje estavam ainda mais. Bares tematizados, bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro (eu nunca tinha visto uma bandeira do Rio de perto), caras pintadas, pessoas abraçadas, calor humano em geral. Ao passar perto de um bar, escutei um "É agora!" e saí correndo para ver. Não, não era agora, foi um blefe um tanto quanto alcoolizado, mas que serviu para eu perceber que já estava vivendo a paixão. Virando a esquina, o desespero. Faltavam ainda uns 5 minutos para a academia, ou seja, para a próxima televisão.


Já totalmente envolvido, apertei o passo e cheguei perguntando para todo mundo se o anuncio havia sido feito e todos responderam que não, estranhando minha animação. Será que foi só no bar que estavam animados? Que nada. Ao chegar na musculação, uma cena inédita. Ninguém malhando, sequer um peso sendo levantado. Todos atônitos na frente da TV com vontade de matar a dupla de apresentadores dinamarqueses devido a enrolação para o veredicto final. Eu, geralmente antisocial e heavy user de Ipod na academia, estava ali, brincando, conversando, fazendo amizades, vivendo a paixão literalmente. Fazendo piadinhas infames de modo compulsivo, tentando disfarçar meu nervosismo já evidente na testa suada e no coração palpitante. O melhor momento ainda estava por vir. E veio. Finalmente o anúncio! Rio de Janeiro! Um arrepio me subiu as espinhas. Minha reação foi uma mistura de palmas, gritos e socos no ar.



Mas o que aconteceu com o sentimento de que ia dar algo errado? Foi embora. Veio a conscientização de que estamos em clara evolução. Lei seca, choque de ordem, policiamento reforçado, Copa de 2014 e Olímpiadas de 2016. Não tenho embasamento político suficiente para saber se isso é mérito das gestões atuais ou se são meros resultados da evolução natural da cidade com o tempo. Mas de um modo ou de outro, estou vivendo a paixão intensamente. E acreditando em nossa cidade como nunca.

Glossário:

Hype - assunto em evidência.
Heavy User - uso assíduo.
Web 2.0 - ferramentas de internet em que o usuário cria seu próprio conteúdo.

Um comentário: