terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Maior Espetáculo da Face da Terra





O ser humano tem a deficiência de só dar valor depois que o momento já passou. Eu mesmo sou muito assim. No entanto, me lembro de momentos em que tinha perfeita noção da importância do que se passava na frente dos meus olhos. Posso citar alguns, como a última cesta de Michael Jordan pelo Bulls, logo a que deu o 6o título ao time de Chicago; A queda das torres gêmeas e os gols de Ronaldo na final da Copa de 2002. Evidente que existem alguns outros momentos tão ou mais importantes que os citados, mas como o tom pessoal impera nesse texto, estou falando que me marcou.


Antes de chegar no momento que faz jus ao título, vou dizer que não estava nas minhas melhores épocas com o U2. O CD novo, apesar das vendas não tão boas, é bem legal, experimental, inovador. A banda continua em boa forma, mas sabe se lá porque, eles estavam perdendo espaço no meu coração para os Killers. Talvez faltasse um momento impactante para reacender a paixão. E foi em meio a busca por esse momento que eu vi uma notícia que despertou minha atenção. O U2 faria um show ao vivo para todo o mundo com transmissão do Youtube. O show, que aconteceria em Los Angeles, seria o penúltimo dos irlandeses no ano e primeiro da turnê U2 360 a ser gravado em DVD. Pois bem, na esperança de ficar arrepiado novamente com a voz de Bono, me programei direitinho para estar na frente do PC na madrugada de 1:30 da manhã, de Domingo para Segunda.


E lá estava eu, 1:30 da manhã, e a transmissão começou, não com o show, mas com uma contagem regressiva para o mesmo, de meia-hora em que eram mostrados vídeos de bastidores e entrevistas com os membros da banda. E faltando uns 10 minutos aconteceu. Um arrepio subiu minha espinha, eu me lembrei dos momentos que antecederam o show de São Paulo em 2006 e virei de novo o maior fã do mundo. Entrei no MSN botei no meu nick que o show ia acontecer, twitter compulsivamente e postei no live feed do Facebook o que estava prestes a acontecer. Parecia que a responsabilidade do show vingar estava em minhas costas. Isso porque, como em um estalo, eu tive perfeita noção do que estava fazendo parte. Um momento histórico, assim como a cesta do Jordan, como os gols do Ronaldo. Todos juntos, unidos, esperando a melhor banda do mundo entrar no palco. E que palco! A espaçonave, como o próprio Bono a chama, trata-se da mais inovadora estrutura já feita para um show de música. E o U2 enfim entrou em cena. Abriu o show com Breathe, tocou mais uma dupla de músicas do CD novo e pouco depois empolgou com Beautiful Day.


Entre um hit e outro, eu já estava pulando na cadeira do meu quarto e transformando o twitter em um monólogo. Foi nesse ritmo que chegamos ao auge do show. O que dizer de uma sequência com Sunday Bloody Sunday, Walk On, One e Where The Streets Have No Name? Já bastava para encerrar por ali. No início do Riff de "Streets" uma euforia sobrenatural tomou conta de mim, mas nada suficiente para fazer essa pedra chorar. E assim o U2 saiu do palco para fazer aquela brincadeira de fingir que acabou e não acabou que todo mundo faz. E não muito depois eles voltaram. Acho que fizeram pra me sacanear. Tocaram minhas três músicas favoritas do momento. Primeiro a não muito conhecida mas pra mim a que mais traduz o som do U2, Ultra Violet e meus olhos já encheram D'água. Em sequëncia, sem tirar, Bono imendou With or Without You e ai, me desculpem o palavreado, fudeu tudo. A outrora pedra virou uma criancinha choramingando no quarto. A mesma criancinha que choramingava ao telefone no show de SP de 2006, durante a mesma música. Dessa vez não tinha ninguém do outro lado da linha e não era no meu país. Mas quem liga? Tinha o mundo inteiro se emocionando junto comigo e já ficando com saudade quando a melhor banda do mundo terminou o show com a épica e última da trinca Moment of Surrender. Eu demorei uns 5 minutos para ter alguma reação. Estava imóvel, totalmente ciente que nada no mundo atual pode ser mais belo do que acabara de ver.


Foi, sim, o maior espetáculo da face da Terra, visto de forma pioneira pelo maior público de todos os tempos, 1,5 milhões de pessoas, somando Youtube mais os presentes no Rose Bowl. Obrigado Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr por me deixarem ser uma dessas privilegiadas pessoas. A paixão está mais acesa do que nunca!

Set-List: Breathe, Get On Your Boots, Magnificent, Mysterious Ways, Beautiful Day, I Still Haven't Found What I'm Looking For - Stand By Me, Stuck In A Moment, No Line On The Horizon, Elevation, In A Little While, Unknown Caller, Until the End of the World, The Unforgettable Fire, City of Blinding Lights, Vertigo - It's Only Rock and Roll, I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight (remix), Sunday Bloody Sunday, MLK, Walk On - You'll Never Walk Alone, One, Amazing Grace, Where the Streets Have No Name, Ultraviolet, With or Without You, Moment of Surrender

Nenhum comentário:

Postar um comentário