quinta-feira, 22 de outubro de 2009

10 Motivos Pelos Quais O Fla É Candidato Ao Título Do Brasileirão

*Em ordem crescente de importância

10 - Novos Patrocinadores

A Nike andava em litígio com o Flamengo que já tinha até mudado o uniforme para aquele das interrogações. Mas, por causa de uma cláusula, teve que voltar a estampar a marca a empresa americana no manto. Já a Petrobrás estava com as cotas bloqueadas. As mudanças sai Nike entra Olympikus e sai Petrobrás entra Alê/Bozzano deram novo ânimo ao setor financeiro e alavancaram as vendas das camisas, apesar do layout de péssimo gosto.


9 - O Afastamento de Kléber Leite e Márcio Braga

Tudo bem que o afastamento dessas duas doenças não tem muito a ver com o que o time joga em campo. Mas só a paz que deve ter reinado na Gávea com a ausência da dupla já é um diferencial e tanto.

8 - A Paciência com Zé Roberto

O que mais vêmos no futebol do brasil hoje em dia, principalmente no carioca, são jogadores que não tem tempo para mostrar seu futebol nos clubes. A própria péssima fase que o Fluminense vive é resultado disso. Os dirigentes tricolores tentam montar um time por ano e sempre dá errado, obviamente. O Flamengo, por outro lado, teve paciência com Zé Roberto que, apesar das vaias, reencontrou seu futebol e foi uma excelente reposição caseira para a saída de Émerson.

7 - A Incapacidade dos Outros Times

Temos que bater palma para a reação do Flamengo, não há dúvidas. Mas é evidente a incompetência dos outros times que brigam pela ponta da tabela. O próprio líder Palmeiras não vence há 4 jogos e acumula 3 derrotas seguidas. Além disso, custava o Muricy Ramalho ou o Ricardo Gomes mandar alguém colar no Pet? Ainda bem que não o fizeram. Mas haja incompetência.

6 - O Sistema Defensivo

Airton, Williams, Toró, Maldonado, Álvaro e Ronaldo Angelim. Poucos times no mundo, repito, no mundo, têm tantos jogadores com tamanha capacidade de marcação. Já imaginou ter que entrar em campo e ser marcado por Aírton e Williams? Eu fingia contusão na hora.


5 - As Peças de Reposição

Saiu Fábio Luciano, veio Álvaro. Saiu Ibson, veio Maldonado. As peças de reposição demoraram um pouco a chegar mas estão justificando o investimento e dando conta do recado.

4 -A Alegria de Adriano

Você pode ser muito bom em uma coisa, mas se faz com felicidade vai ser ainda melhor. Adriano é bom jogador, incontestávelmente. Esqueçam aquele atacante trombador e sem técnica que o Fla revelou em 2000. O imperador agora chuta com as duas, tem bom domínio de bola e dá assitências de técnica apuradíssima. Mas o mais importante de tudo. Ele está feliz. Rodeado de amigos, família, na cidade que nasceu e no time do coração, Adriano é o melhor atacante do Brasileirão e o que melhor representa a posição no Fla desde Romário.


3 - A Torcida

Esse é tópico obrigatório em qualquer lista relevante que envolva o Flamengo. E como não poderia ser diferente, a torcida vem sendo peça fundamental nessa reação. Destaque para os jogos do 2o turno contra Fluminense e São Paulo. Mas, sinto que o melhor ainda está por vir.


2- Petkovic

Basta um nome, não precisa de maiores explicações. Petkovic vem tendo a melhor sequencia de jogos que qualquer um que beira os 20 anos já viu em vida um jogador ter com a camisa do Flamengo. Isso porque, o gringo era persona non grata na Gávea e já estava pensando em pendurar as chuteiras, presteas a completar 37 anos. Hoje, com os 37 já completos, ele surpreendeu a todos e a ele mesmo e tem tudo para ser o craque do Brasileirão, com ou sem título.

1 - A Efetivação de Andrade

Como pode um técnico ser a maior razão do sucesso do Flamengo no Campeonato Brasileiro se ele nem entra em campo? Pois bem, reparem. Dos 9 tópicos acima, Andrade tem responsabilidade direta em quatro deles. Na paciência com Zé Roberto, nas peças de reposição, no sistema defensivo e na fase de Petkovic. A paciência com Zé já está subentendido, não precisa de maiores explicações, assim como as peças de reposição que ele simplesmente botou para jogar. Quanto ao sistema defensivo, o papel de Andrade vai um pouco além. O tromba acabou com essa invenção de 3-5-2 e botou o Flamengo para jogar como Flamengo, no 4-4-2, esquema em que os defensores se entendem muito mais. Além disso, orientou os ótimos, porém outrora violentos Williams e Airton, que não são expulsos já faz tempo e pararam de distribuir pontapés. Já com Petkovic, Andrade tem participação direta, quase tão importante como uma assistência do sérvio. O gringo andava esquecido no elenco com o chorão Cuca, mas Andrade começou aos pouquinhos a botá-lo em campo. E quando Pet começou a corresponder, não exitou em vesti-lo com o colete de titular.


Outra contribuição importantíssima do lendário camisa 6 foi a atitude do time. Lembram quando jogávamos com 4 volantes e só faziamos gols de sorte e bola parada? Pois bem, hoje o Flamengo joga pra frente, joga pra ganhar, com um meia de ligação e dois atacantes, quando não com três. Mais importante de tudo, o Flamengo voltou a jogar futebol, a fazer gols de bola rolando, belos gols e parou de ser previsível como quando jogava somente pelas laterais. Como se não bastasse, Andrade ainda é uma figura humilde, carinhosa e simpática, sem a pose dos doutores técnicos professores de futebol que vemos por aí. E não poderíamos esquecer do principal: é rubro-negro doente! Uma figura histórica do clube que já ganhou tudo pelo mesmo ainda se emociona como uma criancinha com as vitórias de seus comandados. Só com muito amor à camisa mesmo. Portanto, mais uma vez, obrigado por tudo, Tromba!

Um comentário: