quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Top 5 Filmes Natalinos

5 - Batman Returns - de Tim Burton - 1992



No segundo filme da franquia mal-sucedida iniciada por Tim Burton (ainda dirigindo este) e tragicamente encerrada por Joel Schumacher (dos toscos Batman Forever e Batman e Robin), Batman tem que enfrentar o Pinguin tentando se eleger prefeito da cidade e ainda a recém transformada Mulher-Gato em pleno Natal. Pobre Homem-Morcego. Vale pela atuação de um desfigurado Denny Devito vencedor do Oscar de melhor maquiagem (Pinguin) e pelo Sex Appeal de Michelle Pfeiffer (Mulher-Gato). E só. Mas foi suficiente para representar o mundo dos quadrinhos em nossa lista chegar na 5a colocação.

Atores de Destaque : Michael Keaton, Denny Devito, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken

4- Home Alone 1 e 2 - de Chris Columbus - 1990 e 1992



Por trás de um pano de fundo de comédia e até infantil essa sequencia, que consagrou a eterna promessa Macaulay Culkin, é na verdade uma estória que prega a importância da família na época do Natal. Como esquecer as cenas em que a mãe do protagonista Kevin McCallister chega em casa e ele vai todo feliz abraçá-la? Resume o espírito natalino perfeitamente em segundos. Méritos para o na época iniciante diretor Chris Columbus que viria mais tarde assinar as duas primeiras versões cinematográficas de Harry Potter.

Atores de Destaque: Macaulay Culkin

Música Chave: Jingle Bell Rocks

3- Alfie - de Charles Shyer - 2004



Brilhantemente interpretado por um muito bem vestido Jude Law nessa nova versão (a versão original é de 1966 com um não menos charmoso Michael Caine), Alfie é um womanizer inglês que vive em New York arrasando corações vivendo ao máximo o lema a gente pega mas não se apega. Eis que após decepcionar algumas pessoas, entre affairs e amigos, Alfie, em pleno Natal, começa a reavaliar suas opções de vida e se pergunta, literalmente: "What have I got? Really? Some money in my pocket, some nice threads, fancy car at my disposal, and I'm single. Yeah... unattached, free as a bird... I don't depend on nobody and nobody depends on me... My life's my own. But I don't have peace of mind. And if you don't have that, you've got nothing. So... what's the answer? That's what I keep asking myself. What's it all about? You know what I mean?" Precisa falar mais alguma coisa? Precisa! A trilha sonora é quase toda feita por Mick Jagger e personalizada para o filme. Que moral hein, Alfie?

Atores de Destaque: Jude Law, Susan Sarandon, Marisa Tomei, Sienna Miller

Música Chave: Lonely Without You (This Christmas) - Mick Jagger e Joss Stone

2- Family Man de Brett Ratner - 2000



No filme, Nicholas Cage interpreta com maestria um megaempresário workaholic que não tem nem amigos e nem família. Eis que no dia do Natal, um anjo o leva para um universo alternativo, aonde Jack Campbell (personagem de Cage) é um pai de família tipico, vivendo em uma casa cheia de crianças no subúrbio americano, ainda no Natal. Daí pra frente é conferir para ver como Jack se vira nessa vida totalmente nova e qual vida o protagonista escolherá, depois de viver os lados opostos da moeda. Após os créditos, é inevitavel não reavaliar suas escolhas de vida, mas o filme deixa a mensagem de que nunca é tarde para mudá-las.

Atores de Destaque: Nicholas Cage, Don Cheadle, Téa Leoni

Música Chave: One - U2

1- Love Actually de Richard Curtis - 2003



Já vimos muitos filmes natalinos e muitos filmes românticos na nossa vida. Mas o que dizer do filme romântico natalino definitivo? Esse é "Love Actually". Um filme mela cueca assumido e que se orgulha disso. No mesmo, várias tramas, oito para ser mais específico, se desenrolam, sejam interligadas ou não, nas proximidades do Natal. Destaque para a do garotinho que perdeu a mãe e tenta conquistar seu amor enquanto se aproxima do padrasto e para a do melhor amigo do noivo que na verdade é apaixonado pela noiva. Tudo isso com um elenco tão diversificado quanto competentes. Tem lugar até pro Mr. Bean e pro Rodrigo Santoro. Além de uma trilha sonora de peso e igualmente diversificada com nomes como Maroon 5, Beach Boys, Norah Jones e Wyclef Jean. Resumindo, "Love Actually" trata-se de um "born classic" com cenas que entraram para a história do cinema, capazaes de derreter o mais sólido dos corações. Até porque, Love Actually is Everywhere.

Atores de Destaque: Hugh Grant, Colin Firth, Liam Neeson,Keira Knighley

Música Chave: God Only Knows - The Beach Boys

Um comentário: