terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Top 5 CD's pós 2000



5-A Weekend In The City - Bloc Party - 2007


Curiosamente, dos 5 CD's listados aqui, 4 deles são o 2o CD dos respectivos artistas. E mais curiosamente ainda, dizem que rola toda uma mística quanto ao segundo CD e que geralmente, mesmo no caso de artistas consagrados, ele é ruim. Por isso, acredito que críticos já estão pré-dispostos a criticá-los e não aceitam muito bem mudanças em relação ao 1o trabalho. Foi o que aconteceu com o "A Weekend In The City", ótimo trabalho da banda inglesa Bloc Party. No primeiro CD, o que vêmos é uma compilação frenética de um indie que beira o art-punk. Já no segundo trabalho, a banda mescla temas ainda frenéticos com canções mais melancólicas, cheia de conflito existencial, abordando temas polêmicos como drogas e homossexualismo.

Para Baixar de A Weekend In The City: Song For Clay, Hunting For Witches, Waiting For The 7.18, Banquet, On, I Still Remember, Kreuzberg, Sunday, SRTX

Música do CD: Sunday



4 - A Rush Of Blood To The Head - Coldplay - 2002


O primeiro e ótimo álbum do Coldplay, "Parachutes", poderia cavar uma vaga nessa lista mas no último round seu sucessor, "A Rush Of Blood...", venceu a luta. Mas qual foram os fatores de desequilibrio? Simples. "A Rush Of Blood" é mais experimental e consolida o que é a marca Coldplay. Sabe quando você escuta a música e já sabe de qual artista ela é mesmo sem a ter escutado antes? "A Rush of Blood" nos permite fazer isso com os cds posteriores da banda de Chris Martin. Além do que, músicas como "Clocks" e "The Scientist", são muito mais maduras do que "Yellow" e "Trouble", do albúm de estréia "Parachutes".

Para Baixar de A Rush Of Blood: The Scientist, In My Place, Politik, Clocks, A Rush Of Blood To The Head, Green Eyes

Música do CD: The Scientist



3- Heavier Things - John Mayer - 2003


John Mayer é um cantor de violão e voz ou um guitarrista blueseiro de primeira? Os dois! E é isso que mostra o seu segundo CD, "Heavier Things". Seu disco de estréia, Room For Squares, é excelente mas investe demais nas baladas. Já o terceiro Álbum, o também memorável "Continuum", é blues o tempo todo. "Heavier Things" conquistou sua vaga nessa lista justamente por mesclar os dois ótimos lados do cantor/womanizer. O premiado disco combina baladas belíssimas como "Daughters" e "Split Screen Sadness" com melodias de dar inveja a Eric Clapton como "Come Back to Bed" e "Wheel".

Para Baixar de Heavier Things: Clarity, Bigger Than My Body, New Deep, Something's Missing, Split Screen Sadness, Come Back to Bed, Daughters, Only Heart, Wheel

Música do CD: Wheel



2- Sam's Town - The Killers - 2006


O segundo e curiosamente mais menosprezado CD da banda de Las Vegas chega ao segundo lugar do Pop Cool Tour, mas chegou a brigar pela liderança. Mas porque "Sam's Town" e não o despretencioso e divertido "Hot Fuss" dos hinos "Mr Brightside" e "All These Things That I've Done" ou o Pop "Day and Age" do megahit "Human"? É simples. O Sam's Town tirou o The Killers de seu lugar de banda alternativa e os colocou no Mainstream. O CD é todo grandioso, ambicioso, evidenciando garotos de Las Vegas tentando ser uma banda de Rock n Roll de arena, de multidões. Além disso, o cenário que envolve o albúm é muito descritivo. Os trajes dos integrantes da banda, o bigode de Brandon Flowers, o encarte do CD, o ambiente dos clipes, a decoração do show, as letras das músicas. É como se você estivesse hospedado em um hotel western circense americano. Isso sem falar no primeiro single, o arrasa quarteirão "When You Were Young".

Para Baixar de Sam's Town: When You Were Young, Bones, Read My Mind, For Reasons Unknown, Bling, This River is Wild, My List, Why Do I Keep Counting?

Música do CD: This River is Wild



1 - All That You Can't Leave Behind - U2


O que dizer de um CD que de cara emenda quatro arrasa quarteirões como "Beautiful Day", "Stuck in a Moment", "Elevation" e "Walk On"? Esse não são só os 4 singles do álbum, como as 4 primeiras músicas. Não tem como não ficar de queixo caído. Não tem como se perder no tempo e não achar que essas músicas são clássicos que existem desde sempre. Mas na verdade foram lançadas exatamente há 9 anos atrás, no Natal do ano 2000. E o CD tem toda essa importância não somente pelas faixas arrebatadoras. "All That You Can't Leave Behind" foi uma retomada as raízes do U2 tão abaladas pelo CD não-tão-ruim-como-diz-a-crítica-mas-não-tão-bom-pra-ser-do-U2 "Pop". E graças a essa volta as origens que nossa geração é tão fã de U2. Sim, se não fosse esse disco, eu não estaria aqui falando de U2 agora, eu não teria chorado no show ao vivo pelo youtube...opa, isso ta ficando pessoal demais. Sim, hora de deixar a paixão de lado e ir para as estatísticas. "ATUCLB" (inciciais) foi o primeiro CD da história a indicar singles para dois anos seguidos do grammy e ambos serem eleitos single do ano. Foram eles, "Beautiful Day" em 2001 e "Walk On" em 2002, totalizando no total 10 Grammys para o Álbum. Não preciso falar mais nada.

Para Baixar de ATUCLB: Beautiful Day, Stuck In A Moment, Elevation, Walk On, Kite, In A Little While, When I Look At The World, Peace On Earth

Música do CD: Kite*

*versão ao vivo re-ensaiada para a Vertigo Tour, direto da Austrália, com direito a instrumento aborígene e solo improvisado de The Edge. Antológico.


6 comentários:

  1. Na minha opinião:
    1 – Interpol – Turn on the bright lights
    2- Killers - Hot Fuss
    Da época em que o Killers era a principal candidata a próxima melhor banda do mundo! Proporcionaram um dos melhores momentos da minha vida no Tim Festival. Cantei On Top igual um maluco! Ainda lembro da primeira vez que ouvi Jenny Was a Friend of Mine, anunciando o que estava por vir no resto do cd (mentira, não lembro, mas devo ter ficado impressionado). Infelizmente decepcionou nos outros CDs.
    3 – Death Cab For Cutie – Transatlanticism
    Eu lembro que o gordurama (saudoso blog falecido) definiu como um cd pra se ouvir deitado com a cara no travesseiro, uma coisa assim. É por aí.
    4- Elefant – The Black Magic Show
    5– The Strokes – Is this it (Em matéria de importância, seria o primeiro).

    Observações sobre o post:
    - O primeiro cd do bloc party é melhor que esse.
    - Parachutes vence A rush of blood to the head por um detalhe: Yellow.
    - Esse cd do John Mayer é realmente sensacional. Entra no meu top 10.
    - Não suporto U2. Nem o Bono Vox.

    ResponderExcluir
  2. eu faria um TOP 6, dando uma empurradinha no Bono pro segundo lugar e incluindo em primeiro o The Strokes – Is this it.

    actually, subiria o John Mayer também, ele é muito melhor que 3º lugar!

    ResponderExcluir
  3. ah, esqueci, o KID A do radiohead é de 2000, e é o melhor disco deles

    ResponderExcluir