sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Esquema Campeão




Por mais que ainda não esteja fazendo muito mais do que o esperado nessa temporada, o time modelo da Europa é o Barcelona. Também, pudera. O time catalão venceu a tríplice coroa ano passado, conquistando a Liga Espanhola, a Copa do Rei e de quebra a Champions League, considerada a competição mais difícil do mundo. Mas qual o segredo do time de Pep Guardiola? Como pode uma equipe com tantas peças ofensivas não e expor e ser equilibrada? Primeiro vamos ver quem são essas peças.


O Barcelona joga na teoria em um 4-3-3. Normalmente times que jogam com três atacantes, possuem volantes de características bem defensivas que proporcionam mais liberdade ao ataque. Mas no time azul-grená espanhol, volante de ofício só mesmo Yaya Touré, que mesmo assim avança e sabe jogar mais que muito camisa 10 dos times do Campeonato Brasileiro. Os outros dois jogadores que compõem o setor são os excelente Xavi e Iniesta que mal podem ser considerados homens de marcação, apesar de marcarem e darem muito volume de jogo para os liderados de Guardiola. Mas então tudo bem, três atacante e um meio campo só com um volante de ofício, os laterais devem ser praticamente zagueiros fixos, certo? Errado! Daniel Alves, o lateral-direito , muito conhecido por nós brazucas, joga praticamente como um ala ou um meia pela direita. OK. Três atacantes, três meias que saem pro jogo e um lateral muito ofensivo, parece utópico, mas na prática funciona, de fato. Qual o segredo desse equilíbrio então?


Acredite se quiser, a peça chave do esquema do Barça chama-se Abidal. Sim, o horroroso lateral francês que nunca acertou uma jogada na vida é o ponto de segurança do time catalão. Se Abidal não aparece para o jogo, não faz jogadas decisivas, é justamente porque ele é muito mais um terceiro zagueiro do que um lateral-esquerdo. É como se ele fosse um zagueiro pela esquerda. Mas e o que acontece com a parte esquerda do ataque do Barça? Thierry Henry cai por ali o tempo todo e desempenha a parte ofensiva de um lateral-esquerdo, enquanto a parte defensiva fica por conta de seu conterrâneo.


E esse esquema foi campeão da Europa já duas vezes. Ano passado com Pep Guardiola,Abidal e Henry e em 2006, com Frank Rijkaard no comando e Gio Van Brockhost e Ronaldinho Gaúcho fazendo as funções que a dupla francesa faz hoje em dia. Esquema esse também utilizado por Cuca no Botafogo com Luciano Almeida e Jorge Henrique, mas por respeito ao Barça eu vou parar a comparação por aqui.

2 comentários:

  1. É! Para por ai msmo! Apesar de ter sido o futebol mais bonito jogado no Brasil nos ultimos anos, vc falou tudo Luciano Almeida é foda! Só uma correçao, nao era o Jorge Henrique pela esquerda, era o Ze Roberto!

    ResponderExcluir